meio ambiente

Câmeras do Ciosp vão ajudar a identificar descartes irregulares de resíduos

18.427

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Fotos: Anselmo Cunha (Especial)/

O flagrante de um freteiro descartando de forma irregular móveis e outros bens inservíveis em um contêiner de lixo na Avenida Medianeira, feito por uma das câmeras do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), na segunda-feira passada, resgatou a discussão sobre o descarte de resíduos em Santa Maria. Uma das dúvidas é: onde jogar fora os mais variados tipos de lixo produzidos no dia a dia? A destinação de resíduos na cidade sempre contou com projetos, parcerias e investimentos, mas os resultados efetivos são pouco percebidos.

Semana começa com céu aberto, mas pancadas de chuva devem retornar a Santa Maria

No episódio gravado pelas câmeras do Ciosp, um homem descartou duas poltronas e vários outros objetos dentro e fora do contêiner na área central da cidade. Um decreto federal prevê que quem for flagrado descartando lixo de forma irregular poderá responder por infração administrativa, com multa de R$ 5 mil a R$ 50 milhões. A prefeitura poderá utilizar as imagens deste flagrante e de outros casos que envolvem colocação de lixo poderão ser usadas para responsabilizar a pessoa que praticou o ato de forma irregular.


COLETA

data-filename="retriever" style="width: 50%; float: right;">

Em Santa Maria, existem dois tipos de coleta. A coleta domiciliar convencional é aquela que o caminhão passa nas casas e recolhe os "sacos" de lixo três vezes por semana. Para esse serviço, existe um contrato com a empresa Sustentare Saneamento S/A. Já os serviços de coleta conteinerizada ocorrem junto aos contêineres instalados em pontos, principalmente, da área central da cidade. Esses resíduos são levados até o Aterro Sanitário, localizado na Estrada Geral da Caturrita (distrito de Boca do Monte). A responsabilidade é da empresa Conesul Soluções Ambientais.

Motociclista morre em acidente na BR-158 em Santa Maria

RECICLAGEM

A cidade conta, ainda, com contêineres especiais (na cor laranja), exclusivamente para resíduos recicláveis. O projeto Recicle no Laranja foi adotado em novembro de 2019 para receberem apenas papel, plástico, vidro e metal. Porém, desde a implantação, diversas ações foram realizadas para tentar conscientizar a população sobre o descarte correto dos materiais, que são destinados para recicladoras. Basta andar pelas ruas da cidade para ver todo o tipo de material dentro dos reservatórios, além de móveis, colchões e eletroeletrônicos colocados ao lado das estruturas.

O descarte consciente não ajuda só o meio ambiente, mas também evita alagamentos e prejuízos para famílias que moram em áreas de risco ou de difícil escoamento de água.

data-filename="retriever" style="width: 50%; float: left;">

Para o secretário adjunto de Meio Ambiente, Gerson Peixoto, o município está fazendo a sua parte com campanhas e limpezas dos locais com grande acumulo de lixo pela cidade. Ele diz que pelo menos uma empresa trabalha no município com a destinação de móveis. Porém, a coleta tem um custo para quem vai descartar o material (confira como descartar cada resíduo no quadro da página ao lado).

Rio Grande do Sul recebe mais 193,2 mil doses de CoronaVac

- Existe uma empresa que recebe esse tipo de resíduo, ele tem um custo para fazer sua destinação final e tem que contatar a empresa para verificar o recebimento. Temos outras empresas que são licenciadas e recebem outros resíduos - explica.

Ainda segundo Peixoto, o problema do descarte irregular, muitas vezes, é a falta de fiscalização de quem contrata o serviço. 

- Isso está relacionado diretamente com a contratação de alguém para destinar um resíduo e não cobra dessa pessoa ou da empresa contratada a certificação da correta da destinação. É bom ressaltar que se a pessoa ou empresa contratada for pega, a gente chega até o contratante e os dois são responsabilizados - informa. (Colaborou Felipe Backes)

Defesa Civil alerta sobre descarte irregular

Conforme o superintendente da Defesa Civil, Adão Lemos, o problema do descarte irregular de lixo é mais recorrente em áreas próximas a arroios e riachos na zona urbana.

- Esses materiais trancam as bocas dos bueiros, trancam galerias. Com as tubulações trancadas, há problemas com alagamentos. O descarte irregular de lixo é uma das principais causas de alagamentos _ comenta.

Ele também aponta para outros motivos, como o assoreamento de riacho e a necessidade de ampliação de tubulações, que não acompanharam o crescimento populacional. 

Para resolver o problema do descarte irregular, Lemos aposta na conscientização dos santa-marienses.

- É uma questão de educação, de conscientização. De saber que alguém vai sofrer com esse comportamento. É preciso mudar, primeiro, a mentalidade, para uma mentalidade de cidadão, de consciência _ resume.

*Colaborou Felipe Backes


ONDE DESCARTAR

Lista de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) Licenciados pela Secretaria de Meio Ambiente:

 Eco Santa Gestão Integrada de Resíduos

  • BR-158, 440, Bairro Pinheiro Machado
  • Telefone: (55) 3222-9999
  • Recolhe resíduos da construção civil (alvenaria, alvenaria com resíduos, gesso comum, gesso acartonado, madeira de obra), eletrodomésticos da linha branca como freezers, geladeiras, fogões, Isopor, plásticos, papelão, gesso, espuma expansiva e móveis

Lâmpadas fluorescentes

  • De acordo com a Lei Municipal nº 5.539/2011, os estabelecimentos comerciais revendedores de lâmpadas ficam obrigados a recebê-las, após seu esgotamento energético ou vida útil os usuários a entregá-las nesses locais (hipermercados, supermercados, mercearias de bairros, lojas que comercializam materiais de construção, lojas de material elétrico, distribuidores, atacadistas e comércio em geral autorizado a comercializar este tipo de produto)

Maringá Metais

  • Rua Miguel de Carvalho Macedo, 250, Bairro Uglione
  • Telefone: (55) 3213-2074
  • E-mail: maringametais@hotmail.com
  • Recolhe componentes eletrônicos, vidros (todos os tipos), monitor com tubo, estabilizador/no break, placas vídeo-mãe, aparelhos celulares, impressoras, memórias, HDs, conectores, coolers, fontes, fios e cabos de força, processadora de cerâmica, processador de acrílico, drives e disquetes, cd-rom, teclados, mídias (cds ou dvds), mouses, inservíveis da linha branca, máquinas de lavar, geladeiras, máquinas de secar, máquinas de lavar louça, freezers

Ecotires Soluções Ambientais

  • Contato: (55) 3263-2393 e (55) 98454-3198
  • Site: www.ecotires.com.br
  • Recolhe pneus em mais de 200 borracharias 

Associação dos Selecionadores de Materiais Recicláveis (Asmar)

  • Rua: Dos Branquilhos, 79, Bairro Nova Santa Marta, Vila Pôr do Sol
  • Telefone: (55) 98111-0146
  • Recolhe Alumínio, plástico, papelão e papel branco

Para os demais resíduos, contamos com o site DestineMe

  • O DestineMe é uma plataforma de busca de destinos de resíduos. Por meio da ferramenta, qualquer pessoa pode encontrar locais adequados de descarte. Basta digitar destineme.com e selecionar o tipo de resíduo que deseja destinar. Em seguida, aparecem as empresas ou entidades aptas a receberem os materiais, bem como seus contatos
  • A plataforma também permite que os usuários colaborarem, informando outros destinos de resíduos. A destinação desses materiais fica a cargo de cada empresa informada no site

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: mesmo com água imprópria para banho, domingo foi de movimento no Passo do Verde Anterior

VÍDEO: mesmo com água imprópria para banho, domingo foi de movimento no Passo do Verde

Próximo

Imobiliária inova na compra e venda de imóveis

Geral