data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Fotos: Anselmo Cunha (Especial)/
O flagrante de um freteiro descartando de forma irregular móveis e outros bens inservíveis em um contêiner de lixo na Avenida Medianeira, feito por uma das câmeras do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), na segunda-feira passada, resgatou a discussão sobre o descarte de resíduos em Santa Maria. Uma das dúvidas é: onde jogar fora os mais variados tipos de lixo produzidos no dia a dia? A destinação de resíduos na cidade sempre contou com projetos, parcerias e investimentos, mas os resultados efetivos são pouco percebidos.
Semana começa com céu aberto, mas pancadas de chuva devem retornar a Santa Maria
No episódio gravado pelas câmeras do Ciosp, um homem descartou duas poltronas e vários outros objetos dentro e fora do contêiner na área central da cidade. Um decreto federal prevê que quem for flagrado descartando lixo de forma irregular poderá responder por infração administrativa, com multa de R$ 5 mil a R$ 50 milhões. A prefeitura poderá utilizar as imagens deste flagrante e de outros casos que envolvem colocação de lixo poderão ser usadas para responsabilizar a pessoa que praticou o ato de forma irregular.
COLETA
data-filename="retriever" style="width: 50%; float: right;">
Em Santa Maria, existem dois tipos de coleta. A coleta domiciliar convencional é aquela que o caminhão passa nas casas e recolhe os "sacos" de lixo três vezes por semana. Para esse serviço, existe um contrato com a empresa Sustentare Saneamento S/A. Já os serviços de coleta conteinerizada ocorrem junto aos contêineres instalados em pontos, principalmente, da área central da cidade. Esses resíduos são levados até o Aterro Sanitário, localizado na Estrada Geral da Caturrita (distrito de Boca do Monte). A responsabilidade é da empresa Conesul Soluções Ambientais.
Motociclista morre em acidente na BR-158 em Santa Maria
RECICLAGEM
A cidade conta, ainda, com contêineres especiais (na cor laranja), exclusivamente para resíduos recicláveis. O projeto Recicle no Laranja foi adotado em novembro de 2019 para receberem apenas papel, plástico, vidro e metal. Porém, desde a implantação, diversas ações foram realizadas para tentar conscientizar a população sobre o descarte correto dos materiais, que são destinados para recicladoras. Basta andar pelas ruas da cidade para ver todo o tipo de material dentro dos reservatórios, além de móveis, colchões e eletroeletrônicos colocados ao lado das estruturas.
O descarte consciente não ajuda só o meio ambiente, mas também evita alagamentos e prejuízos para famílias que moram em áreas de risco ou de difícil escoamento de água.
data-filename="retriever" style="width: 50%; float: left;">
Para o secretário adjunto de Meio Ambiente, Gerson Peixoto, o município está fazendo a sua parte com campanhas e limpezas dos locais com grande acumulo de lixo pela cidade. Ele diz que pelo menos uma empresa trabalha no município com a destinação de móveis. Porém, a coleta tem um custo para quem vai descartar o material (confira como descartar cada resíduo no quadro da página ao lado).
Rio Grande do Sul recebe mais 193,2 mil doses de CoronaVac
- Existe uma empresa que recebe esse tipo de resíduo, ele tem um custo para fazer sua destinação final e tem que contatar a empresa para verificar o recebimento. Temos outras empresas que são licenciadas e recebem outros resíduos - explica.
Ainda segundo Peixoto, o problema do descarte irregular, muitas vezes, é a falta de fiscalização de quem contrata o serviço.
- Isso está relacionado diretamente com a contratação de alguém para destinar um resíduo e não cobra dessa pessoa ou da empresa contratada a certificação da correta da destinação. É bom ressaltar que se a pessoa ou empresa contratada for pega, a gente chega até o contratante e os dois são responsabilizados - informa. (Colaborou Felipe Backes)
Defesa Civil alerta sobre descarte irregular
Conforme o superintendente da Defesa Civil, Adão Lemos, o problema do descarte irregular de lixo é mais recorrente em áreas próximas a arroios e riachos na zona urbana.
- Esses materiais trancam as bocas dos bueiros, trancam galerias. Com as tubulações trancadas, há problemas com alagamentos. O descarte irregular de lixo é uma das principais causas de alagamentos _ comenta.
Ele também aponta para outros motivos, como o assoreamento de riacho e a necessidade de ampliação de tubulações, que não acompanharam o crescimento populacional.
Para resolver o problema do descarte irregular, Lemos aposta na conscientização dos santa-marienses.
- É uma questão de educação, de conscientização. De saber que alguém vai sofrer com esse comportamento. É preciso mudar, primeiro, a mentalidade, para uma mentalidade de cidadão, de consciência _ resume.
*Colaborou Felipe Backes
ONDE DESCARTAR
Lista de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) Licenciados pela Secretaria de Meio Ambiente:
Eco Santa Gestão Integrada de Resíduos
- BR-158, 440, Bairro Pinheiro Machado
- Telefone: (55) 3222-9999
- Recolhe resíduos da construção civil (alvenaria, alvenaria com resíduos, gesso comum, gesso acartonado, madeira de obra), eletrodomésticos da linha branca como freezers, geladeiras, fogões, Isopor, plásticos, papelão, gesso, espuma expansiva e móveis
Lâmpadas fluorescentes
- De acordo com a Lei Municipal nº 5.539/2011, os estabelecimentos comerciais revendedores de lâmpadas ficam obrigados a recebê-las, após seu esgotamento energético ou vida útil os usuários a entregá-las nesses locais (hipermercados, supermercados, mercearias de bairros, lojas que comercializam materiais de construção, lojas de material elétrico, distribuidores, atacadistas e comércio em geral autorizado a comercializar este tipo de produto)
Maringá Metais
- Rua Miguel de Carvalho Macedo, 250, Bairro Uglione
- Telefone: (55) 3213-2074
- E-mail: maringametais@hotmail.com
- Recolhe componentes eletrônicos, vidros (todos os tipos), monitor com tubo, estabilizador/no break, placas vídeo-mãe, aparelhos celulares, impressoras, memórias, HDs, conectores, coolers, fontes, fios e cabos de força, processadora de cerâmica, processador de acrílico, drives e disquetes, cd-rom, teclados, mídias (cds ou dvds), mouses, inservíveis da linha branca, máquinas de lavar, geladeiras, máquinas de secar, máquinas de lavar louça, freezers
Ecotires Soluções Ambientais
- Contato: (55) 3263-2393 e (55) 98454-3198
- Site: www.ecotires.com.br
- Recolhe pneus em mais de 200 borracharias
Associação dos Selecionadores de Materiais Recicláveis (Asmar)
- Rua: Dos Branquilhos, 79, Bairro Nova Santa Marta, Vila Pôr do Sol
- Telefone: (55) 98111-0146
- Recolhe Alumínio, plástico, papelão e papel branco
Para os demais resíduos, contamos com o site DestineMe
- O DestineMe é uma plataforma de busca de destinos de resíduos. Por meio da ferramenta, qualquer pessoa pode encontrar locais adequados de descarte. Basta digitar destineme.com e selecionar o tipo de resíduo que deseja destinar. Em seguida, aparecem as empresas ou entidades aptas a receberem os materiais, bem como seus contatos
- A plataforma também permite que os usuários colaborarem, informando outros destinos de resíduos. A destinação desses materiais fica a cargo de cada empresa informada no site